Depois de ter uma simples e rapida noção sobre alguns números vamos fazer uma separação mais completa neles.
Mas antes vamos entender um pouco melhor sobre conjuntos.
Conjunto é uma reunião de elementos - uma definição simples, mas é realmente isso. Quando você tem um monte de coisa e você junta elas de algum modo você está formando um conjunto.
O que mais é legal saber sobre conjuntos? Vamos dividir por partes
1)Notação: Conjuntos são representados por letras maiúsculas, por exemplo A, B, C... Elementos são representados por letras minúsculas, por exemplo x,y,z...
2)Relação de pertinência: é a relação de um elemento com um conjunto. Um elemento pode pertencer ou não a um conjunto.
![]() |
pertence |
![]() | |
não pertence |
3) Formas de representação:
3.1) Por extenso: é quando você enumera item por item do conjunto, por exemplo o conjunto dos meses que iniciam com a letra m: A={março, maio} ou ainda o conjunto dos números pares inteiros maiores do que 8 e menores do que 22: B= {10; 12; 14; 16; 18; 20}.
3.2) Por compreensão: é quando você escreve o conjunto de forma compacta usando uma propriedade comum aos elementos que vão formar o conjunto, por exemplo nos casos acima ficariam assim: A= {x|x são meses que iniciam com a letra m} ou B = {x | x é um número inteiro par e 8 < x < 22}
3.3) Diagrama de Veen:
Sabendo como representar um conjunto vamos então outros dois conceitos o de igualdade e de subconjunto
Igualdade: em conjuntos a igualdade quer dizer a mesma coisa que em todas as outras situações, ou seja, um conjunto A é igual a um conjunto B se todos os elementos pertecentem a A também pertecerem a B e todos os elementos de B também pertecem a A.
Subconjunto:Um conjunto A é um subconjunto de (está contido em) B se, e sómente se, todo elemento x pertencente a A também pertence a B.
Bem pessoas, por enquanto é isso. Como esse assunto é grande vou dividir ele em partes...
Nenhum comentário:
Postar um comentário