Pode parecer estranho mais um post sobre números na matemática pode ser esclarecedor, mas não pense que eu irei falar da origem dos números – afinal não é preciso saber disso para encarar o vestibular.
Então o que é preciso? Conhecer os primos, nãos os filhos da sua tia – que nesse ponto fique claro que matemáticos normalmente são péssimos piadistas, os múltiplos e os divisores (não todos, mas o que significa um número ser múltiplo ou divisor) e se não for demais ajuda saber em qual conjunto cada número pertence, mas isso ficar para um outro post!
Vamos começar? Para não ficar muito... (deixo por conta de vocês completarem) irei escrever hoje só sobre primos, múltiplos e divisores.
Múltiplos: De uma forma pratica e simples quando pensar em múltiplos pense na tabuada, sim simples assim.
Dado dois números o múltiplo será o resultado da multiplicação entre eles, por exemplo a vezes b igual a c, então c é múltiplo de a e de b.
Por exemplo: O número 10 é múltiplo de 2; pois 10 dividido por 2 é igual a 5 e resta zero.
Lembre-se que o 0 é multiplo de qualquer número!
Divisores: Também é bem simples... Quando você pensar em divisores pensem em divisão. Só que não é qualquer divisão, é só aquela que é exata (que o resto é 0).
Como no exemplo dos múltiplos , observamos que o número 10 é múltiplo de 2, consequentemente 2 é divisor de 10.
E o 1 é divisor de qualquer número.
Primos: Como dito anteriormente esse é o grupinho que não gosta muito de se dividir de forma exata, pois só tem dois divisores. Os mais conhecidos são 2,3,5,7 e 11, porém a lista é bem maior... Então, na imagem podemos ver uma lista dos números primos de 1 a 100, que são os destacados.
Bem povo, por hoje é isso!!!
Fonte: imagens retiradas do Google Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário